Com roteiro assinado por Luiz Pereira Neto e Wallace Hallan, o espetáculo "O Baú das Memórias" celebra 38 anos de tradição, consolidando-se como o único auto natalino itinerante do país com este formato.

por Luiz Pereira Neto

No mês de dezembro, as ruas de Limoeiro voltaram a se transformar em um imenso palco a céu aberto. A Caminhada Natalina 2025, Patrimônio Cultural Imaterial do município, deu início à sua jornada itinerante apresentando o espetáculo "O Baú das Memórias". Este ano, a obra ganha um fôlego renovado através da escrita sensível, provocativa de Luiz Pereira Neto e Wallace Hallan, que assinam o texto desta edição.

O processo de construção da Caminhada Natalina é um exercício de resistência e criatividade. Diferente dos palcos italianos, o teatro de rua exige uma dinâmica de corpo e voz que a Companhia de Eventos Lionarte domina com maestria há quase quatro décadas.

Este ano, o Auto Natalino Itinerante propõe em seu roteiro um mergulho no "baú" da existência humana. A história desenvolvida este ano não apenas narra o nascimento do Menino Deus, mas resgata as memórias afetivas, as tradições locais, a esperança que sobrevive ao tempo, em meio as referências de símbolo e elementos de edições passadas da encenação. É uma dramaturgia viva, que se adapta ao passo dos atores e ao olhar atento do público que abre suas portas para a arte passar.

A Caminhada Natalina é um fenômeno raro no cenário artístico nacional. Especialistas e pesquisadores do teatro apontam que, em seu formato específico e longevidade em ser encenada, há tornam única no Brasil.

Nascida genuinamente em Limoeiro, a ação rompe a barreira do "espetáculo para ser visto" e torna-se um "espetáculo para ser vivido". Para o movimento teatral do interior de Pernambuco, a existência da Caminhada é uma prova da força da descentralização cultural, mostrando que a alta qualidade estética e técnica reside também fora das capitais.

Ao ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial, a Caminhada Natalina deixou de pertencer apenas à Cia de Eventos Lionarte para se tornar um bem de todo o povo limoeirense.

"Pensar um enredo para a Caminhada é desenvolver uma história para o coração do povo. É entender que cada palavra dita em cena ressoa na memória de quem nos assiste há 38 anos", pontua um dos autores Wallace Hallan.

Ao longo dos anos e em especial esta edição reafirma a Companhia de Eventos Lionarte como uma das mais importantes instituições teatrais de Pernambuco. A capacidade de renovar o elenco, os figurinos e, sobretudo, a narrativa — mantendo a essência popular — faz com que Limoeiro continue sendo uma referência obrigatória para quem estuda e faz teatro de rua no Nordeste.

Nesta temporada teremos a presença dos atores: Radaméis Moura, Luiz Pereira Neto, Luanna Santas, Antonio Domingos, Erick Antônio e Rubens Gabriel, e marca estreia de João Vinicius em cena. Na musicalidade estão Gilberto Fernando e Otávio Carlos. A produção conta com Lillian Lima, Victórai Ribeiro. Assim, o auto natalino itinerante vai se consolidando com uma encenação consistente, a Caminhada Natalina segue sua programação, provando que, enquanto o "Baú das Memórias" estiver aberto, a arte em Limoeiro continuará a caminhar, iluminando caminhos e unindo gerações.

Os agendamentos já podem ser feitos e a forma de gratificação é a assinatura do Livro de Outro, uma tradição mantida ate os dias de hoje.